Clareamento Dental

O clareamento dental pode ser feito de duas formas diferentes: no consultório com o seu dentista ou em casa com o uso de uma moldeira e gel clareador. Além disso, existe também a possibilidade de usar essas duas técnicas juntas, acelerando o resultado.

Desde que chegou ao mercado, o clareamento dental ganhou muitos clientes, afinal quem não sonha em ter um sorriso branco e sem manchas? Por esse motivo, o tratamento é muito procurado no consultório dos dentistas, já que é um procedimento simples e que pode ser o que você está procurando.

O que é Clareamento Dental?

A estética da boca, é um fator que influencia muito a nossa vida: dentes brancos trazem de volta a confiança e aumentam a nossa autoestima rapidamente. Ou seja, se você está tendo problemas com seu sorriso, por causa de dentes escuros, o clareamento é a técnica ideal para você ter um sorriso lindo e brilhante.

Por isso, o Clareamento Dental usa produtos que quando entram em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, transformando elas em moléculas menores e deixando os dentes mais claros.

Além disso, vale destacar que a superfície dentária não é a única região afetada durante o processo: a gengiva também precisa de atenção e proteção. Por isso, o profissional faz uma pequena limpeza nos dentes que vão ser clareados e protege a gengiva ao redor desses dentes, já que o gel é muito forte e se cair na gengiva pode acabar queimando.

Quem pode fazer o Clareamento Dental?

Primeiramente, é importante saber que esse tratamento não é aconselhável para menores de 16 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando, pacientes que tem problemas como cáries, e lesões dentárias, além de pessoas que têm manchas nos dentes que são causadas pelo uso de algum medicamento ou que sofrem de sensibilidade nos dentes.

Cuidados necessários durante o Clareamento Dental:

  • Evite consumir alimentos e bebidas com corantes, como o café ou o vinho (se não for possível fugir dessas bebidas, canudos podem ser bons aliados);
  • Não utilize enxaguantes bucais coloridos ou que tenham álcool em sua composição;
  • Evite o uso de tabaco;
  • Mantenha uma rotina de cuidados com a higiene dental, escovando os dentes 30 minutos após as principais refeições;
  • Visite o dentista regularmente para limpeza dos dentes.

Tipos de Clareamento

O tratamento mais comum é com o uso de moldeira e gel clareador. A moldeira é de silicone feito sob medida, de forma que se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente. Nela, se aplica o gel clareador que vai entrar em contato com os dentes por um período de 30 minutos a 1 hora. Normalmente, o tratamento costuma durar cerca de três semanas.

Existe também a opção de fazer o clareamento no próprio consultório com um especialista. Nesse caso, o paciente ativa o gel clareador através de um laser ou luz led, sendo necessárias pelo menos três sessões para que o clareamento seja feito. Por isso, costuma ser muito comum que os pacientes fiquem divididos na hora de escolher qual é a melhor opção. Mas a verdade é que não existe muita diferença no resultado final. Por isso, é muito importante conversar com seu dentista.

Sensibilidade dentária e clareamento

Aquela dor ao consumir alimentos muito gelados é um dos sintomas da sensibilidade dentária, condição bastante comum e que pode ser uma consequência do clareamento dental.

Dessa forma, conversar com seu dentista e mudar a concentração do gel é a melhor opção. Basta colocar uma concentração adequada de gel para cada caso. Eliminando ou diminuindo consideravelmente a sensibilidade dos seus dentes.