Fios de PDO

Os fios de PDO são compostos de polidioxanona, substância sintética que cumpre a mesma função que o bioestimulador Sculptra (ácido poli-L-lático). O material é totalmente absorvível pelo organismo e aplicado com auxílio de uma agulha especial ou cânula (agulha que não tem ponta cortante). A aplicação é indolor ou pouco incômoda, realizada com anestesia de creme tópico. O tratamento com fios de PDO é recomendado para pacientes que necessitam de recuperação da qualidade e firmeza da pele.

Tipos de fios de PDO

Existem diversos tipos de fios de PDO no mercado de estética. Cada um possui características e finalidades específicas. Tipos principais:

– Fios lisos: podem ser aplicados em todas as regiões da face, inclusive nas mais delicadas como as pálpebras. Usados para melhora da flacidez e da qualidade da pele, combate as indesejadas rugas finas que denotam envelhecimento. Não provocam volumização e são de aplicação muito segura. Dependendo da área, podem ser utilizados até 15 fios numa mesma região, em disposição como palitos paralelos, cruzados, em leque ou em hashtags para um maior efeito colagênico.

– Fios espiculados: possuem pequenas garras em sua extensão que proporcionam efeito lifting (elevação dos tecidos pendentes ) logo após a sua inserção, com efeito imediato, e cujo efeito mais lento é novamente o estímulo do colágeno da pele, o que favorece prolongamento do resultado além do período de absorção dos fios.

– Fios parafuso: seu formato promove efeito preenchedor sutil, indicado para sulcos mais marcados do que os indicados para os fios lisos. Em determinados sulcos podem ser usados dois ou mais fios no mesmo local (técnica em sanduíche).

Como é feito o procedimento com fios de PDO?

O tratamento com fios de PDO é feito no consultório do dermatologista com creme anestésico tópico ou por um ponto de anestesia infiltrativa local. Depois de uma análise da face do paciente, o médico define quantos fios serão necessários e onde serão colocados.

A inserção dos fios é feita com uma agulha ou cânula finas ( agulha sem ponta) na camada subcutânea. O procedimento dura em torno de 40 minutos e não deixa marcas ou cicatrizes no local.

Quando o fio espiculado é utilizado, o efeito lifting ocorre logo após a retirada da agulha. Se a finalidade é somente a produção de colágeno, com o uso de fios lisos, o resultado vem a partir de algumas semanas após o tratamento.

O retorno às atividades cotidianas pode ser feito no mesmo dia. Podem surgir pequenos hematomas no local da aplicação do anestésico que são facilmente disfarçados com base.

Quanto tempo duram os efeitos?

A duração da produção de colágeno proporcionada pelos fios de PDO é de 6 a 8 meses. Passado esse período, os ganhos não são perdidos. No entanto, o processo de envelhecimento natural do corpo continua. Por isso, deve-se avaliar junto a um médico dermatologista a necessidade de se refazer o procedimento ou associar com outras técnicas.

Para quem os fios de PDO são indicados?

O fato das pessoas procurarem procedimentos para melhora da flacidez facial ao surgirem seus primeiros sinais faz com que os fios de PDO possam ser usados em pacientes mais jovens para adiar o surgimento da flacidez.