Peelings

O peeling facial estimula a renovação das células da pele por meio de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas ou de métodos físicos, como a dermoabrasão. O procedimento pode ser utilizado para clarear manchas e cicatrizes de acne, além de atuar no tratamento de rugas e linhas de expressão. Saiba mais sobre peeling e quais cuidados deve-se ter ao realizar o tratamento aqui no Beleza com Saúde, da ADCOS.

O que é peeling e para que serve?

A palavra peeling é originada do inglês to peel, que significa descamar ou descascar. O objetivo do procedimento, que é um método seguro e eficaz, é renovar as células da pele por meio da descamação, além de ser um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil.

O peeling para pele é um tratamento não invasivo muito eficaz para rugas, manchas, marcas de expressão, cicatrizes de acne e até mesmo para controle da oleosidade. Este protocolo pode ainda reverter alguns quadros, como perda de elasticidade e sinais de envelhecimento precoce. Consulte seu dermatologista para saber o tipo de peeling que sua pele necessita.

Quais são os tipos de peeling?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o procedimento pode ser de dois tipos: o peeling químico ou físico. O peeling físico se dá por meio de agentes que induzem a descamação mecânica, desde pequenos equipamentos e cremes abrasivos até aparelhos que realizam uma microabrasão na pele por fluxo de cristais – peeling de cristal – ou de pontas de diamantes – peeling de diamante. Alguns dos benefícios podem ser observados logo após uma única aplicação.

Já o peeling químico é feito com a aplicação de agentes químicos, como os ácidos Salicílico, Glicólico e Retinoico, por exemplo, que removem as camadas superficiais da pele para que depois ela se regenere com uma aparência melhor. Eles são utilizados para a atenuação de rugas, manchas e também no auxílio do tratamento de cicatrizes de acne.

Quais os benefícios do peeling e como ele age?

Diferentes tipos de peeling para pele podem agir de maneiras distintas. Por isso, se você tiver dúvida do método mais apropriado para você, deve procurar um dermatologista, que é o profissional capaz de identificar sua necessidade e indicar o peeling mais adequado. Os procedimentos podem agir de maneira superficial, média ou profunda.

O peeling superficial atinge apenas a epiderme e é indicado para o tratamento de manchas e melasma, além de prevenir cravos e espinhas. Já o peeling médio é indicado para amenizar rugas e marcas mais profundas. Muito eficaz para peles maduras e na correção de sinais de acne. O peeling profundo é feito em clínicas médicas, com anestesia e o acompanhamento necessário para garantir que a química utilizada não caia na corrente sanguínea do paciente e também para que ele não sinta dor durante o procedimento.

Um bom peeling diário , que atua na camada superficial, é capaz de reduzir manchas, rugas, sinais e lesões, o que melhora a aparência da pele.

Cuidados antes e após o peeling

Alguns tipos de peeling para pele requerem cuidados prévios que podem interferir diretamente nos resultados finais do procedimento, então preparamos algumas dicas de cuidados antes e após o peeling.

Para aplicar agentes químicos, por exemplo, sua pele deve estar limpa e desengordurada. A ADCOS oferece diferentes produtos para limpar e demaquilar a pele antes do peeling químico.

Durante o tratamento, o uso do protetor solar é mais do que obrigatório. Lembre-se que o peeling vai afinar a pele e deixá-la mais exposta aos raios solares e, por isso, a proteção é indispensável. Neste período, dê preferência a protetores solares para peles sensíveis.

Após o peeling, utilize sabonetes neutros nos primeiros dias depois do procedimento e não esqueça de manter sua pele hidratada.

Mitos e verdades sobre o peeling

Procedimentos estéticos estão sempre rodeados de mitos, por isso vamos esclarecer alguns sobre o peeling

– Só o rosto pode receber o peeling químico?

Isso é um mito, já que qualquer área do corpo que contenha manchas ou sinais de envelhecimento e acne pode ser tratada com ele. No entanto, o procedimento é bastante utilizado no rosto e proporciona rejuvenescimento facial

– O peeling pode ser feito apenas no inverno?

É mais recomendado que você faça o peeling facial nessa época do ano pois a exposição solar é menor. Após o peeling químico, por exemplo, é recomendado evitar a exposição ao sol, o que é mais difícil no verão quando visitamos piscinas com maior frequência. No entanto, nada impede que você faça um peeling em qualquer época do ano desde que tome os devidos cuidados, como o uso de protetor solar de alto FPS.